terça-feira, 26 de maio de 2009

Favela para exportação

Há tempos eu não postava no blog, seja por falta de tempo ou falta de imaginação para isso. Quando ambos estavam reunidos, as melhores pautas já estavam ultrapassadas.

Hoje, tudo indicava que as coisas continuariam assim. Mas, aí, me deparo com este vídeo no portal da UOL:




Você não está tendo um pesadelo. Esta é a triste realidade. Tem gente que ganha dinheiro mostrando, a turistas estrangeiros, uma favela "pra inglês ver". O PREÇO É 100 REAIS POR PESSOA!!! Tudo bem que só um gringo que tem na cabeça aquilo que meu cachorro Fred faz todo santo dia na varanda gasta dinheiro para ver em que condições vivem os habitantes das favelas. É falta do que fazer. Na boa, com dinheiro no bolso, dá pra ir a um bom restaurante, conhecer vários pontos turísticos, ir ao Maracanã de cadeira especial, f***r alguém... Mas não! Tem gringo que gosta de conhecer lugares "exóticos". O pior é que os moradores, inocentemente, recebem muito bem os visitantes, sem saberem qual é a real forma pela qual são vistos, quase como "atração de circo". Se está sobrando grana, que depositem na minha conta...

Mas o pior mesmo é ver como se aproveitam das condições em que vivem os moradores e maquiam o lado mais triste para, creiam, causar boa impressão nos visitantes. A favela que os gringos vêem não tem tráfico, milícias, tiroteios, crianças se drogando e até andando armadas (!!!), condições insalubres, projetos sociais "tampões", entre outros. É triste ver que as favelas tem adotado um "marketing" de modo com que, às vezes, pareçam ser a oitava maravilha.

A Rocinha muitas vezes se diz a maior favela da América Latina. Só se for em termos de propaganda. A menos famosa Petare, em Caracas, na Venezuela, é três vezes maior, o que é desconhecido pela maioria.

Enquanto a "boa favela" é mostrada a todos, até com certo orgulho, os problemas sempre acabarão sendo mascarados, aqui e no exterior. No fim das contas, prevalece o lado demagógico que diz que "a favela não é só crime e violência e as pessoas precisam ver isso..."

Só para finalizar, tiro um trecho em que o idealizador do passeio diz "...o turista "bacana" quer ver o que ninguém pode ver. Ele quer ver o proibido. Ele quer ver o difícil.". Duvido muito que ele cheire uma bela carreira de pó ou pegue numa arma e troque tiros com a polícia...


Rapidinhas:

- EUA dizem que Coreia do Norte "pagará" por testes - Isso que é "cortar o mal pela raiz". O problema é que o pagamento pode ser muito tardio...

- Ladrão pede ajuda da polícia para levar carro - Isso foi na Espanha e o cara acabou preso. Em outros lugares, os policiais são muito bem pagos para prestar sua ajuda. Até como flanelinhas eles atuam...

- Junior diz na TV: 'Dei motivo para acharem que eu era gay' - Não briiiiinca?!

- Descontraídos, Lula e Chávez se encontram em Salvador - Isso vai acabar em ensaio do Olodum no Pelourinho. Toda terça-feira tem e o Lula certamente tem ótimas causas políticas para tratar por lá...

- Menina de 3 anos desperta do coma cantando ABBA - Pior seria se ela despertasse gritando: "P*** que pariu! Perdi meu desenho animado!"

- Contrabando de celulares cresce nas prisões norte-americanas - A moda brasileira vai pegando...


Esportes:

- Keirrison vê disputa saudável com Obina: 'Vai me ajudar muito' - Parece ironia, mas vai ajudar mesmo...

- Ex-astro do beisebol estreia no vale-tudo com nocaute em 1min17s - José Canseco, antiga estrela do beisebol, adepto assumido do doping, faz de tudo para sair da "falência". Bela estréia no MMA: http://www.youtube.com/watch?v=wESF486NDLo

- Corinthians perde qualidade e gols sem Ronaldo - Perde, porque quem entra no lugar dele é o Souza...

- Desodorante patrocinará camisa do Corinthians nas axilas - Qual será o próximo lugar do uniforme com algo escrito?

- Torcida do Flu invade treino e tenta agredir volante Diguinho - Se fosse no Flamengo, diriam que é "coisa de flamenguista bandido"...

Um comentário:

  1. Ohhh, is this an monkey??

    No it's a children but you can take a picture anyway...

    Lamentável!! Tem alguns desses passeios que são de jeep, como se fossem para um safari(!)...

    A gente luta tanto pra provar que aqui não tem onça pintada andando na rua e tem gente que mostra as nossas favelas como um zoológico!!

    ResponderExcluir